quarta-feira, 8 de julho de 2009

02 DE JULHO - Tecendo o Terceiro Encontro





Iniciamos o encontro com uma retomada do encontro anterior, responsável pela Unidade 09, seções 1,2 e 3, pois nossa colega Sheila não estava presente e era de suma importância interagirmos nossas experiências. Fabiana relatou seu avançando na prática do TP, na pág. 25 e Sheila apresentou o seu trabalho da página 41 do mesmo TP. Na atividade de Sheila, que ficava destinado ao conhecimento das fábulas, foi interessante seu trabalho com os alunos, pois eles já conheciam a tipologia, já bastante explorada na quarta-série.
Neste encontro trocamos muitas informações, pois nossas dúvidas e expectativas eram muito parecidas, então encaixou como uma luva o material que eu trouxe para reflexão com as meninas: " O papel da escola... A escola não tem condições de ensinar todos os gêneros existentes, nem pode prever todos aqueles que os alunos utilizarão em sua vida futura. Ainda assim, o trabalho escolar é muito importante. Até mesmo para que o aluno se torne autônomo, capaz de aprender sozinho os gêneros de que vai necessitar no futuro.
É preciso garantir a todos os alunos os saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania. Isso porque uma vida digna em sociedade pressupõe o domínio das competências de ler, escrever e refletir sobre a língua escrita.
A pessoa que fala, lê ou escreve está imersa numa história, numa cultura e em diferentes grupos sociais nos quais exerce papéis variados. Trata-se de um processo de construção de sentido que ocorre na relação entre os interlocutores e o contexto em que atuam.
Uma reflexão sobre a concepção de língua e de ensino e aprendizagem que fundamentam as práticas escolares pode ser um bom começo para uma ação pedagógica mais sintonizada com as necessidades dos sujeitos no mundo". ( Caderno Escrevendo o Futuro - Poetas da escola, Olimpíada de Língua Portuguesa 2008)
Diante desta mensagem foi possível compreendermos o trabalho que estamos realizando, pois nossas angústias em driblar texto x conteúdo programático era realmente muito grande. Então observamos que precisamos antes que tudo, promover oportunidades para o nosso aluno vivenciar diferentes situações de leitura e escrita para a busca de uma melhor "promoção" na sociedade enquanto cidadão.
Logo seguimos para a Unidade 10 e refletimos sobre as atividades iniciais e verificamos nossas seções. Diante da seção 2, destinada a Fabiana, ela fez uma adaptação, pois o tema do Natal não seria pertinente no nomento e nem atrativo para ser trabalhado com a turma. Então adaptou-se para o tema do "Amor". Houve materiais diversos que seguirão no relatório. O desenvolvimento com os alunos ocorrerá nesta semana e faremos os devidos relatos. A cursista Sheila já está em encaminhamento com o trabalho do Cordel e também trará um relato no próximo encontro. Como eu já havia trabalhado com meus alunos a temática do Cordel, trocamos muitas coisas, foi muito legal e será recompensador nossos resultados, pelo menos o meu está sendo ótimo, os alunos estão curtindo muito.
Apesar do descontentamento em relação a seção 2 - devido a temática -, fizemos também adaptações em relação ao texto e música dos cordeis relativos a construção, achamos muito forte para ser trabalhado com os alunos da quinta-série, então houve mudanças também. Tudo pensando no aluno e em seu melhor aproveitamento. Realizamos sondagem relativas aos perfil das turmas e seus interesses.
Concluímos que as atividades estão bem engajadas na nossa sequência didática e não está ocorrendo problemas na aplicação do material com as turmas. Foi realmente um encontro grandioso, repleto de trocas, desabafos e sugestões. No dia 16/07 realizaremos o relato final sobre o filme " Narradores de Javé"

" É necessário através da educação, buscar elementos teóricos metodológicos, que garantam a aprendizagem dos alunos na escola, não é possível permitir que o aluno frequente a escola por oito ou nove anos sem atingir condições mínimas de alfabetização".

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