sábado, 19 de setembro de 2009

18/09/2009 - Oficina Nr.º 8

Nosso encontro começou assim... As meninas estavam anciosas para mostrar suas atividades do Avançando na Prática.

Neste encontro realizamos nossa Oficina nrº 8 e depois colocamos as pendências em dia e organizamos os procedimentos para o resto da semana.

Ao iniciarmos a Oficina, partimos para alguns pontos determinantes das Unid. 15 e 16. Assim, criamos vários tópicos que resumiram-se da seguinte forma: " existe a necessidade de um direcionamento por parte do professor, em algumas situações, para ajudar o aluno a chegar a uma compreensão melhor do texto que está sendo trabalhado. Essa ajuda pode envolver entonação, vocabulário, demarcação das ideias principais do texto, ou seja, coisas que serão útil ao educando no percurso do melhor entendimento da leitura. Também zelar pelos conhecimentos prévios de nossos alunos, bem como a escolha correta dos materiais para com ele serem trabalhados. Se houver a necessidade, realizar uma leitura compartilhada, com perguntas instigadoras, que busquem reflexão e não esquecer, de possibilitar que os próprios alunos possam criar seus questionamentos, mostrando suas habilidades. Observar o caminho que o aluno percorre durante a leitura, pois o texto além de ser lido, deve provocá-lo, ocasionando uma sequência de perguntas e hipóteses. O aluno durante a leitura, deve perceber a estrutura do texto que está lendo, para que assim, possa reconhecer o gênero. Então, o professor não deve deixar o seu aluno isolado nesta busca."

Outro ponto que salientamos muito, foi a mesagem da pg. 55 do TP4: " Leitura e escrita para além das aulas de português...". Até que ponto somente é dever do professor de Língua Portuguesa realizar este mapeamento com os alunos durante a leitura? Citamos casos em nossas escolas, de colegas de outras disciplinas que chegaram a mencionar que nossos alunos não sabiam interpretar, porque não estavam tendo boas aulas de português. De que aulas será que eles falam? Cópias? Quantidades maçantes de gramática nos cadernos?...

Ficamos sem respostas.

Após os desabafos, passamos para a análise dos Avançando na Prática e das duas Unidades, achamos todos muito práticos, principalmente o da pg. 133 - realização de uma página de diário e a dos Cartões Postais. As turmas adoraram realizar as tarefas.

Surgiram muitos assuntos e passamos para a abordagem do seguinte tema:

" O aluno nasce com competência e dom ou pode ser desenvolvidos com o tempo?"

Salientamos que o importante é os alunos perceberem que utilizamos a língua portuguesa oral e escrita, para nos comunicarmos em situações sociais diversas. Desta forma, devemos enquanto educadores, auxiliar e fornecer experiências e estratégias de leitura e escrita na escola, para que percebam que tais atividades estão engajadas nos seus mundos reais, visando torná-los mais competentes em relação aos seus desempenhos culturais e sociais. Aqui é importante salientar a última parte da Oficina, que apresenta um Anúncio de crianças que realizaram desenhos do que queriam ser quando chegassem a fase adulta. Todos tinham sonhos de ser grandes profissionais e que mesmo morando em uma periferia, isso era possível, pois se temos sonhos e educação de base, alcançamos nossos objetivos. Este material é muito rico para trabalharmos em sala de aula, é uma oportunidade para que os alunos notem que para se chegar a um objetivo, é preciso dedicação, esforço e principalmente, muito estudo e em relação a nós educandas, faremos nossa parte para esta construção de SONHOS!

Na segunda parte da oficina, relatamos nossas experiências em relação ao Avançando na Prática da pg.194 da Unidade 16 e todas tiveram o mesmo resultado: alunos satisfeitos com a atividade e até Sheila e Fabi comentaram que o difícil foi eles quererem criar apenas um cartão, pois terminam um e logo queriam fazer outros. Nós realizamos a troca dos cartões e os alunos poderam realmente sentir que esta atividade tinha um objetivo, que era a escrita, a criação e o seu uso social, uma vez que eles estavam enviando para pessoas reais, outros alunos de outras escolas e isto foi muito legal. A primeira foto são os cartões dos alunos da 5ª série da Fabiana e a foto dois, são dos alunos da 5ª série da Sheila. As minhas fotos já foram expostas anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário