quinta-feira, 10 de setembro de 2009

27/08/2009 Relato do AVANÇANDO NA PRÁTICA PG97 - Unidade 14

Nosso encontro foi uma verdadeira correria, quase não deu tempo para colocarmos em dia todas as coisas pendentes, mas começou assim:
A professora Sheila narrou sua experiência sobre o Avançando na Prática da Unidade 14, referente ao texto "Cidadizinha Qualquer". Sheila comentou que iniciou falando sobre a vida de Carlos D. de Andrade, comentou sobre sua cidade de origem e os alunos compararam com a cidade que moravam ou moram, pois dos alunos de Glorinha, poucos são realmente dali, as crianças mudam muito de cidades, pois os pais trabalham em fazendas e quando o serviço está ruim, eles mudam para outros lugares. Sendo assim, o vínculo é muito precário. A professora seguiu sua aula na exploração do texto, mas comentou que não foi possível aprofundar muito a gramática, pois ela trabalhou com uma quinta-série, então algumas coisas eles ainda não dominavam. Ela falou também da situação da mulher naquela época, aí o assunto deslanchou..., os alunos fizeram um balanço da época do autor com o atual. Muitos mencionaram que a mulher cuidava do lar e o homem da lida braçal. Ao lerem o título, tiveram muitas opiniões e com a indução da professora, foram explorando os temas possíveis.
Já com os meus alunos, as coisas fluiram um pouco diferente, pois no início do ano, eles haviam realizado um trabalho sobre a vida e obra de muitos escritores e dentre eles, estava Carlos Drummond, então quando mencionei o nome do autor daquele título, as pistas apareceram mais rápidas. Já foram logo falando da cidade de Itabira e como era a vida naquela época. Mas o interessante é que mesmo sendo uma sexta-série e mesmo já sabendo sobre a vida do escritor, tive que realizar algumas induções, pois não exploraram de imediato o título. Falaram do termo Cidadizinha estar no diminutivo: menosprezo ou cidade pequena - eles estabeleceram esses dois contrapontos, disseram também que em cidade pequena não se tem muito o que fazer e que as mulheres ficavam na janela fazendo fofocas..., assim segui muitos comentários e por fim surgiu algo bem interessante, lembraram do tema da Olimpíada de Língua Portuguesa de 2008, que retratava O LUGAR ONDE MORO. Os alunos já haviam passado por uma situação semelhante de fazer uma comparação com a cidade em que viviam hoje e com a cidade em tempos passados. As lembranças foram muito produtivas.
Utilizaremos a sequência didática da cursista Fabiana para trabalharmos na nossa Oficina.
Logo passamos para nossa oficina nrº 7...

Nenhum comentário:

Postar um comentário