sábado, 6 de junho de 2009

O primeiro encontro com as Cursistas!



Olá pessoal! Hoje estou bem mais calma, pois já tive o primeiro encontro com minhas cursistas no dia 04 de junho e foi muito legal. O grupo será bem pequeno, mas creio que faremos um ótimo trabalho. Serão duas cursistas, a Fabiana que trabalha na mesma escola que eu, Coronel Sarmento e a Sheila, que trabalha na Álvaro Ferrugem, também escola do Município. Ambas mostraram-se interessadas e com muita disposição e isto me deixou bem satisfeita.
Iniciamos a tarde com uma breve apresentação e sondagem. Houve uma pesquisa sobre quais séries elas trabalhavam e logo ficou decidido que Fabiana realizará o Projeto com uma turma da 7º série e a Sheila fará o trabalho com uma 5º série. Vai ser muito bom esta diversificação, pois teremos maiores diversidades de resustados e as atividades terão que ser bem selecionadas.
Logo seguimos com análise do cronograma e possíveis datas de aplicação na sala de aula, conversamos também sobre a opção do portifólio e ficou decidido que elas farão manuscrito e que colocarão na medida do possível, comentários no meu blog.
Exploramos todos os livros, mas nos detemos no TP3, que será o início do nosso trabalho, fizemos uma análise de todo o TP e nos baseando em ideias sobre fazer o aluno ler e pensar nos diferentes tipos de textos que serão a eles apresentados, chegamos a conclusão que precisamos fazer com que o nosso aluno, não apenas manuseie os textos que lhe serão entregue, mas que possa realmente fazer parte do mundo da leitura e da escrita, com dedicação e competência.
Ao pensarmos sobre leitura, encontramos um pensamento de Zilbermann (2003), : " A leitura não constitui tão somente uma ideia, com a força de um ideal, ela contém (...) uma configuração mais concreta, assumindo contornos de imagem, formada por modos de representação característicos, expressões próprias e atitudes peculiares. A ela pertencem gestos, como o de segurar o livro, sentar e escrever, inclinar-se, colocar os olhos. Faz parte igualmente dessa representação a alusão a resultados práticos, mensuráveis em comportamentos progressistas. Ideia, ideal e representação, a leitura se concretiza como uma prática, que se exerce individualmente, mas que resulta da concepção que a sociedade formula para as classes e as pessoas que a compõem". Então queremos ir bem mais além, queremos sim que nosso aluno leia nossos textos e possa explorá-los com dedicação, mas que isso seja significativo para ele, que possa "viajar" na leitura e acrescentar nesta leitura seus conhecimentos de mundo e todas inferências possíveis. Que este trabalho seja compensador para obter resultados criativos na escrita.
Faremos o possível para que este crescimento seja possível para nossos alunos.






Um comentário:

  1. Glorinha,Fabiana e Sheila, pensar sempre no aluno como propósito maior de qualquer estratégia didática é fundamental.Assim, agrada-me muito que vocês tenham pensado o Projeto de curso priorizando a leitura e a escrita. Belo início de trabalho o de vocês!

    ResponderExcluir