domingo, 28 de junho de 2009

FORMAÇÃO DO ESTADO 20/06, VOLTADA PARA "AVALIAÇÃO".

No sábado do dia 20/06/2009, tive a formação pelo meu Colégio do Estado e o tema era muito pertinente, "Avaliação". Pertinente, pois estamos sempre em busca de como extraírmos de nossos alunos uma real verificação de como foi nossos trabalhos e do quanto o aluno realmente captou tudo que foi desenvolvido com a turma num determinado período.
Todos tinham muitas coisas para falar e os "divisores de águas" eram realmente infindáveis, pois havia professores que enxergavam o aluno como um verdadeiro "número" e outros o viam como algo muito além de um número, viam-no como pessoas que absorviam conteúdos, mas também dúvidas... E isto foi que eu mais gostei. Gostei de observar que como eu, ainda existe profissionais que olham seus alunos como seres que podem sim apaixonar-se pelas aulas e absorver muita coisa, mas que ao longo do caminho pode ficar lacunas que devem ser solucionadas e este é nosso papel, lutar para que o aluno esgote ao máximo suas dificuldades e não deixar este aluno carregar dúvidas para estourar lá no final do ano letivo e quem sabe gerar situações problemáticas por toda uma vida!
Houve debates e estudo de casos e foi ótimo. Algumas coisas resumo assim:
" Avaliação vem do latim e significa ter valor, custar. Dela surge o adjetivo antônimo "inválido", que se diz do indivíduo enfermo, fraco ou mutilado". ( CUNHA, 2000). Então nós professores não devemos jamais buscar um aluno derrotado e sim um vencedor..., mas para isso nossa avaliação deve ser: clara ( Como?, Quando?, Para quê?, O quê? ); e deve ser objetiva ( Quanto vale?, É prova ou teste? É trabalha a mão, digitado, etc...). É isto que devemos fazer, em dia de avaliação temos que ter consciência que não é hora de "vingança", como muitos educadores pensam e sim é hora de trazer a calmaria e ver o quanto meu aluno aprendeu comigo e com os colegas em nossos momentos de trocas!
" Eu espero na medida em que começo a busca, pois não seria possível buscar sem esperança". ( Paulo Freire)

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