Obs.: turma 62 elaborando os cordéis
No dia 25/06 foi realizado o segundo encontro, e que encontro...! O frio era intenso por demais, levamos uma térmica com chá quente e adivinha... nem a coitada da términa resistiu o frio. Resumindo, passamos uma tarde triiiiiiiiiiiiiiiiiiii gelada, mas as conversas foram esquentando com o passar das atividades e as trocas de conhecimentos e experiências foram ótimas. Uma das minhas cursistas não foi no encontro e isto foi muito triste, pois o trabalho, em uma parte, ficou pendente, mas correremos atrás.
Bem, levei para o encontro um material da revista Na Ponta do lápis Nº5, que fala sobre os relatos de prática e GÊNEROS TEXTUAIS, lemos e verificamos sugestões para as meninas relatarem suas experiências. Também retirei um desafio sobre gêneros e mais um material sobre o mesmo assunto, exploramos e conversamos antes de partimos para os relatos de prática em sala de aula com o TP3 ( anexos no relatório).
Passamos então para a realização atividade coletiva do TP3, seção 2 - conversa e conclusões e a seção 3 ficou para a cursista Sheila, Fabiana e eu comentamos. Vamos aguardar o parecer de Sheila, mas antecipadamente eu já estava trabalhando com minhas turmas da sexta série, o material da seção 3, que comenta sobre a literatura de Cordel, pois haverá uma Feira de conhecimentos no centro de Glorinha e todas as escolas devem apresentar materiais elaborados pelos alunos e eles próprios devem falar do assunto em questão. Iniciei abordadndo pequenas quadras populares, depois eles lembraram das trovas tradicionalistas aqui do Rio Grande do Sul e o gancho ficou bem legal. Preparei também um material EXTRA que seguirá em anexo no relatório e fomos aos poucos iniciando a temática do CORDEL. As fotos abaixo são dos alunos montando os livros de Cordel, saíram textos maravilhosos ( ver fotos no início da postagem).
Outro assunto trabalhado no encontro foi sobre a gramática. Levei um material da Revista Língua Portuguesa 06/09, Escala Educacional, pg.32 e 33, que fala do tema A gramática e o ensino de Língua Portuguesa por Claúdio Cavalcanti, nós discutimos um pouco sobre o tema da reportagem e algo que foi muito representativo está na seguinte citação " encerrar em um manual todas as possibilidades dos falantes de uma língua é uma tarefa bastante complicada. Só o fato de registrar regras já se opõe a uma característica peculiar das línguas: a mudança".
Oi Sabrina, na quinta-feira passada não estava me sentindo muito bem, por isso não pude estar junto de vocês.
ResponderExcluirFiquei um pouco apreensiva quando li teus comentários a respeito de tuas aulas, pois o que trabalhei com os alunos foi o texto da seção 3- Setembro - atividades do aluno, trabalhando gênero textual.Ainda não cheguei na parte que fala da literatura de cordel, mas já conversamos e decidimos que trabalharemos logo; e que aproveitaremos para levar para a mostra de folclore,em agosto, já que nossa escola ficou com as regiões norte e nordeste; e a literatura de cordel faz parte da cultura dessas regiões.
Trabalhamos a leitura e a interpretação do texto: Setembro. Conversamos sobre a estrutura e características. Os alunos tiveram dificuldades em caracterizá-lo. Alguns disseram que poderia ser uma novela, outros romance, mas ficaram entre esses dois.
Me senti mais aliviada, quando li nas orientações que realmente seria natural sentirem essa dificuldade porque o texto não estava completo, tratava-se apenas de um trecho. Eles ficaram muito entusiasmados com a última atividade, em que eles vão ter que se posicionar, trazendo argumentos, como se fossem advogados, trabalhando a questão abordadda (do texto), de ter uma namorada titular e uma reserva. Assim estaremos trabalhando a oralidade, também a própria produção textual e os posicionamentos dos alunos, fazendo junções, ligações entre uma idéia e outra. De uma maneira bem simples e gostosa, trabalhando coerência e coesão.
Esta semana, com certeza estarei trabalhando e trocando ideias junto com vocês.
Até!
Olá Sheila, obrigada pelo carinho, mas não fique apreensiva, eu é que antecipei o trabalho do Cordel, pois vou expôr na Feira do Conhecimento 18/07 e eles se empolgaram muito, então aproveitei a superrrrrrrrrrrrrrrrr vontade deles escreverem e não pude perder a chance de uma produção da escrita e da criatividade deles. Foi muito legal, agora é só o que querem, toda aula querem produzir um novo livro. Vocês irão poder apreciar as produções deles no nosso encontro de amanhã, vou levar para me exibir um pouquinho, rsrsrsr.
ResponderExcluirFico muito feliz em ver que tuas aulas com o projeto está dando certo. Acho que só temos a ganhar com isto e os alunos também, pois despertar o interesse deles pelo ato de ler e escrever é muito bom! Afinal é uma semente plantada e que só tem a dar bons frutos, pois nada pode ser mais puro que "o mundo das Letras".
Beijos e até amanhã.
Legal! Continuem lendo, pois é isso o que pode sustentar um bom trabalho. Parabéns!
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