sábado, 15 de agosto de 2009

06/08/2009 Retomada após Recesso Escolar

Nossa semana iniciou com dois dias de Formação e o tema abordado foi MOTIVAÇÃO e PENSAMENTO POSITIVO... Isso sem dúvida é fonte essencial para nós educadores, pois o professor que for para uma sala de aula desmotivado, já está morto por dentro e não poderá passar "vida" para seus alunos.
Iniciamos com uma pequena descontração, falamos sobre como foi a semana de recesso e depois partimos para o debate da Unidade 12 e suas devidas práticas em sala de aula. Os relatos foram muito produtivos e verificamos trabalhos ótimos com os alunos. Seguirá posteriormente relatos das meninas.
Coletivamente, dividimos assim: Eu fiquei com a seção 2 para trabalhar com meus alunos, e Sheila e Fabi com a seção 3. Acabei ficando encantada com a seção 3 e também trabalhei com meus alunos.
Foi passado o Texto: Balas do crescimento, pg.167 e logo os alunos perceberam que se tratava de uma receita e foi bem engraçado que eles usaram a nomenclatura: "Bula de Remédio". Perguntaram onde poderiam comprar tais balas e a aula foi seguindo, então depois da exploração do texto: sondagem, leitura e interpretação, forneci para eles um outro texto do livro Além da Palavra - Ivani Lima de Souza Almeida, Uma receita de casa feliz e inspirados com o material, eles deveriam realizar o Avançando na Prática da pg. 172. O material elaborado ficou muito bom e isso é recompensador: poder notar o quanto os alunos são criativos.

" Uma receita de casa feliz"
...Casas são mais que paredes e vigas...
...Casas são construídas de amor e sonhos...
Ingredientes:
4 xícaras de amor;
2 xícaras de lealdade;
3 xícaras de perdão;
1 xícara de amizade;
5 colheres de esperança;
2 colheres de ternura;
4 quartos de fé;
1 barril de risada.
Modo de Fazer:
Leve amor e lealdade, misture completamente com fé. Misture com ternura, bondade e entendimento. Adicione amizade e aguarde, regue abundantemente com risada. Asse com sol. Sirva diariamente de forma generosa.
A tarde foi bem extensa, pois após a apresentação de nossos materias de sala de aula, seguimos para nossa OFICINA. Então retomamos as atividades anteriores e continuamos com a opinião da dificuldade encontrada ao classificarmos as partes de um texto como narrativo, descritivo...
Diante da atividade nrº 4 da Unidade 12, o grupo encontrou visões diversas e achamos uma atividade muito confusa para trabalhar em sala de aula, pois são frases curtas e isto dificulta o entendimento. Já da atividade nrº 5 da Unidade 11 não houve grandes problemas. Partimos então para a análise do texto do Jô Soares e realizamos os apontamentos de forma individual e depois expomos coletivamente. Percebemos como aspectos POSITIVOS para ser uma redação escolar, o fato de ter no título a mensagem COMPOSIÇÃO, que é igual a REDAÇÃO, depois ser uma folha de caderno, o lápis na lateral, rasuras, correções ao longo do texto com grafia diferente, letra cursiva, linguagem informal... e para os aspectos NEGATIVOS, a linguagem humorística - típica do Jô, ser informado a FONTE ( Revista )..., enfim, percebemos tratar-se do gênero CRÔNICA, mas verificamos que as Tipologias se entrelaçam. O autor utilizou esse gênero, buscando a ironia de uma situação real dos brasileiros.
Percebemos predominância da narração e descrição "misturadas", ficando complicado dividir em partes únicas. Notamos o engajamento no mesmo parágrafo de narração e descrição, mas para encontrar tais marcas, deve-se exigir um certo grau de letramento, pois um leitor comum, classificaria-o como uma simples redação escolar, talvez não percebesse as pistas ao longo do texto, não conseguiria realizar uma intertextualidade. Nesse momento é dado importância para o professor ter um olhar observador e notar se seu aluno está conseguindo "entrar" no texto.

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