quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Unidade 23 - REVISÃO e EDIÇÃO

  Nesta Unidade podemos observar a importância de ESCREVER SEM PERDER DE VISTA O LEITOR, pois se caso o aluno desenvolva seu texto e por algum momento ele esqueça quem lerá seus textos e que a mãos irão, será necessário que no processo de revisão, esses pontos sejam apontados antes da Edição.
  Se o texto pretende convencer, focalizamos os argumentos; se o objetivo é enredar, chamamos a atenção para a forma como a trama foi construída; se queremos remeter o leitor ao passado, colocamos luz nos tempos verbais; se a intenção é persuadir alguém a visitar um lugar, indicamos os adjetivos. Ao fazermos essa análise, estamos detectando as pistas do texto e qual a melhor forma de expô-las. Nesse momento, é importante que meu aluno consiga enxergar tais pistas e faça o mapeamento necessário para melhoria de suas escritas.
  Esse papel pode ser desempenhado por um colega ou inicialmente, pelo professor, quando este ajuda o aluno a rever e aprimorar o texto. Isso chamamos de trabalho colaborativo, até chegar ao ponto do próprio autor ser capaz de fazer sozinho essa ação antes da publicação. É importante também lembrar do acabamento estético - verificar o sentido que a voz do autor causará em que lê, pois ao ser lido, o texto cumpre sua função social, atingindo sua finalidade, conferir autonomia e prestígio a quem escreve.

  Acho importante para uma escrita saudável, a leitura em sala de aula, pois os alunos tem muita relutância em ler. Quando surge uma atividade de leitura é um "brigueiro" só. Mas acredito que um bom leitor, desenvolve melhor seu ato de escrita e uma boa alternativa, é provocar está leitura com as escritas dos outros colegas.

A leitura em qualquer modalidade tem uma função social, que deve ser valorizada e não ser relegada como atividade secundária. É preciso permitir que todos leiam e interajam com o que leem como diz Cagliari: “A leitura deveria ser a maior herança legada pela escola aos alunos, pois ela, e não a escrita, será a fonte perene da educação, com ou sem escola” (2005, p. 173).

  Assim, o aluno que lê frequentemente, desenvolve melhor seus argumentos e consequentemente irá escrever com mais segurança.

RELATO DE MINHA CURSISTA SHEILA:

O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: REVISÃO E EDIÇÃO

A revisão textual é fator importante após a primeira construção de texto. Nesse momento, o autor deve considerar o objetivo do texto, para quem o texto foi escrito, se o assunto está coerente ao proposto e analisar a sequência de idéias (se estabelece ligação entre si, deixando-o coeso).
É neste momento de revisão em que o autor deve ler e analisar o seu texto com um olhar crítico, observando o objetivo que se quer alcançar, a estrutura textual e se foi estabelecido sentido às idéias. É preciso “ler com outros olhos”, com “olhar de leitor”, revendo possíveis falhas quanto à clareza ou algo que não é suficiente e então passar por um processo de re-elaboração textual, passando para a composição final, fazendo os reajustes finais visando o polimento dos aspectos de coerência e coesão, a pontuação e ortografia.
Vale lembrar que os nossos alunos não realizam esse processo de revisão textual em sala de aula. Por este motivo muitas vezes, acabam fugindo do objetivo do texto. Se pelo menos lessem os textos que produzem, já teriam melhores resultados. Outro aspecto a ser lembrado é que o aluno precisa ter em mente qual é o público-alvo de seu texto, fica muito mais fácil produzir um texto sabendo quem o lerá. Segundo a Revista Nova Escola – setembro 2009, “saber que é preciso ter um destinatário para qualquer produção textual é fundamental para o sucesso do trabalho.”

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