segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

27/11/2009 - OFICINA Nrº4

Está quase no finalzinho..., que pena!
Essa foi nossa frase inicial do encontro, mas tentamos superar e dar sequência ao nosso trabalho. Retomamos as Unidades 7 e 8 e conversamos sobre o trabalho do TEXTO X IMAGEM , DA ARTE X LÍNGUA PORTUGUESA e vários apontamentos foram super bem sucedidos. Todas nós tivemos bons resultados nestas misturas ao longo de nossos trabalhos. Trabalhar com as imagens, com a linguagem figurada é um barato, pois os alunos possuem uma criatividade impressionate e os resultados são recompensadores.
  O Avançando na Prática da pg. 128, ficou por conta da cursista Sheila e ela aproveitou e fez um gancho com seu Pós de Mídias e ficou muito bom o trabalho.
  Logo a apresentação do material de Sheila, passamos para a atividade de Interpretação e nossas respostas ficaram assim:
  A - Sim, pela imagem da poltrona e pela organização dos livros e da altura da estante, sem possuir uma escada, é que nos possibilita perceber que é parte da residência;
  B - Aparecem dois personagens, o dono e o empregado, que por sua vez está servindo de escada;
  C - Não é aceitável que não tenha uma escada, pois uma biblioteca com este acervo, requer adaptações. O empregado é totalmente subalterno, sujeita-se a servir de objeto do patrão;
  D - a) existe todo um lado social e histórico envolvido;
        b) Metonímia = parte pelo todo, Ironia = ironiza a situação do empregado/empregador;

" Caro Sr. Quino, esta tarde foi muito difícil para mim. Deixe eu explicar: quando tive de servir de escada para o senhor, realmente foi algo que não achei apropriado, pois uma casa tão elegante e um patrão tão generoso, não deveria se expor de tal forma. Acho eu, modesto servo, que seus pés merecem degraus mais confortáveis e seguros. Portanto, devemos providenciar uma compra de escada."

Obs.: Fica claro aqui a dúvida: o empregado foi irônico ou realmente servidor????

  Estas possibilidades podem ser discutidas com os alunos em sala de aula e provavelmente os textos que eles criarem, irão possibilitar inúmeras discussões.

  Esta oficina foi bem mais enriquecedora e divertida do que a anterior. O texto apresentado nos possibilitou um diálogo maior e nossa produção textual também foi bem proveitosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário