segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

20/11/2009 - OFICINA Nrº 03

  Muitos atrasos nas digitações, que até mesmo foi difícil começar, mas agora está tudo arrumado, férias! Vamos poder novamente respirar e colocar o GESTAR em dia.
  No dia 20/11 nos encontramos para realizar nossa oficina 3, pois havíamos feito todas as Unidades e Práticas, mas não havíamos conseguido nos encontrar para por as conversas e papeladas em dia. Mas vamos ao que interessa.
  A tarde iniciou com o texto da Revista Nova Escola: " Afonso e a tal da ´Progressão continuada´ ". Discutimos este texto, pois sabíamos que o final do ano estava muito próximo e muitas aprovações indevidas iriam acontecer, ou seja, muitas histórias iguais a do pobre Afonso..., mas fazer o quê? Ainda existe uma impotência muito grande em relação a nossas decisões dentro de uma Instituição escolar, ainda existe aqueles que "mandam" e os que "obedecem" e neste jogo, muitos Afonsos vão seguindo o percurso escolar, sem entender muito o que os rodeia e sem fazer muito sentido do que e qual a verdadeira mensagem que a escola quer passar.
  Então fomos para nossa Oficina, relembramos nossas Unidades e nossas práticas e novamente um tempo para reflexão e de certa forma, alguma certa nostalgia, pois estava chegando ao fim do ano letivo e agora nossos encontros não mais aconteceriam em 2009 e isso causou certo desconforto.
Esta oficina foi responsável pelos assuntos gramaticais - a frase e sua organização -, mostrando como cada texto é constituído segundo as intenções e condições de comunicação. Não esquecendo que o grande condutor desta escolha é o contexto. Também foi apontado o papel da escola, como esta vê o trabalho com a gramática e com a produção textual. Nossas reflexões foram um pouco PESADAS, melhor não por na escrita nossas discussões...

  O Avançando na Prática ficou por responsabilidade da cursista Fabi e o resultado não foi diferente dos demais: maravilhoso!

  Passando para os TP'S, achamos que o texto1, um pouco complicado por ter a expressão "cova no vento", não saberíamos explicar para os alunos caso eles questionassem. Não nos ficou claro durante a leitura, tal expressão. Já o texto2, o poema em si não é difícil, mas as imagens perturbam bastante. O que poderíamos solicitar para os alunos era uma diferenciação entre as características dos dois textos:
  PRÓLOGO X POESIA
  Outro ponto desafiador é a escolha de um fato linguístico: escolhemos o texto2, pois foi o que mais nos intrigou. A disposição das letras escritas inversamente, contrapondo-se com os "maus" elementos. Por que maus elementos? O que os alunos poderiam associar? Por que o título é QUATRO e são apresentadas oito palavras? Refere-se então somente aos maus elementos? Observar: jogo de palavras, musicalidade, ritmo, rima e o que eles conseguem associar com as imagens.
  Como sugestão de Produção, poderíamos pedir que eles optassem por criar ou uma peça teatral ou uma poesia no estilo de LEO CUNHA.

  Não achamos esta oficina atrativa como as demais, pois os textos são pouco instigantes e fica complicado aplicar o embasamento das Unidades anteriores. Todas nossas observações ficaram muito superficiais, sem aprofundamento maior.

  GÊNERO?
  Nas Unidades 7 e 8 o embasamento é no gênero literário, seja ele escrito ou visual. Podemos observar que foi planejado as Unidades em cima das características artísticas, seu visual e sua linguagem. Figuras de palavras, jogos e imagens.
  O uso desse material no estudo da Língua Portuguesa, é fundamental. O aluno poder perceber porque o autor preocupa-se com a escolha das palavras, da forma, do visual. Entender que também é possível encontrar textos somente nos recursos visuais, pois eles passam uma mensagem, um sentido.

  No próximo encontro seguiremos a discussão 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário