sábado, 14 de novembro de 2009

Unidade 7 e 8 e AVANÇANDO NA PRÁTICA

  Na Unidade 7, o assunto é voltado para a arte e a literatura, ou seja, a importância das características da linguagem da arte, para chegarmos a um elemento constante na obra literária: a linguagem figurada.
  Neste estudo fica bem legal lembrar das coisas que muitas vezes trabalhamos em aula e não associamos diretamente a arte. Creio que cada um de nós fizemos estas práticas e agora vem à tona na memória, ao lermos esta Unidade em questão, muitas coisas: o trabalho com a música, o filme, as imagens, a Feira do livro , a ida ao teatro, museu, Bienal...Mostrar para os alunos que ela é real no ato de acontecimento, representação, mas que não é real em sua realidade de existência.
  Enfatizar também os objetivos deste trabalho: a fantasia, a interpretação da realidade, a conotação e a paixão pela forma. O jogo entre o real e o imaginário. Poder "viajar" em um mundo de ficção. É justamente a mistura do conhecimento prévio, internalizado do meu aluno, que eu trarei para o mundo real, fazendo com que ele faça associações e crie significados.
  Já na Unidade 8 - Linguagem Figurada, é trabalhado a linguagem artística dentro da literatura, ou seja, o jogo das palavras, o som, a estrutura..., a classificação das figuras de linguagem são inúmeras, mas não é inicialmente o objetivo principal e sim como funciona seus mecanismos na língua.
  É muito interessante  trabalhar os apelidos, as expressões utilizadas na fala e suas reais  significações, as cargas emotivas que querem passar em certa situação comunicativa. Outro fator bem relevante nesta unidade é o trabalho com a poesia: o jogo das palavras, as rimas, as sonoridades, que objetivam a musicalidade e ritmo do poema, estes aspectos devem ser bem explorados no trabalho com a poesia em sala de aula, até mesmo a entonação e é nesta hora que o trabalho com a leitura oral é muito proveitosa, pois o aluno consegue perceber o objetivo do poeta na escola vocabular.
  Estas unidades apresentam e fecham assuntos muito pertinentes em relação  ao trabalho da linguagem oral e escrita, pois envolve pesquisa, observações, explorações e apresentações.

RELATO DE PRÁTICA DE MINHA CURSISTA SHEILA ( pg. 128 ): PENDENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário