sábado, 14 de novembro de 2009

UNIDADE 6 e AVANÇANDO NA PRÁTICA

  Esta Unidade abrange: a frase e sua organização, ou seja, estudar as várias possibilidades linguísticas de organização do texto.
  Sabemos já que texto não é um amontoado de palavras: ao contrário, ele tem uma organização, escolhida pelo locutor por motivos que podem variar muito e que vão funcionar com diferentes graus de adequação, mas que acabam por definir a composição desse texto e sua estrutura linguística. ( pg 45 do TP ) Essa estrutura, ao lado do contexto, é que possibilitará que o interlocutor produza significados para o texto, mas para isso ele deverá melhor entender o que é uma frase, um período e uma oração, para evitar ambiguidades e construções obscuras, uma vez que nossa linguagem deve ser objetiva e clara.
  Nosso aluno deve ter possibilidades de trabalhar com textos escritos e orais, para poder observar que não é a extensão da frase que lhe dará objetividade, mas sim, a boa distribuição de seus elementos, sempre buscando um bom entendimento do meu ouvinte. Também o trabalho com materiais diversos, textos coletivos, leituras compartilhadas e apresentações orais, facilitarão este entendimento e desenvolvimento de meu aluno.
  Em fim, o que é apresentado nesta unidade é a importância do trabalho com a linguagem e suas diversas possibilidades de uso, para que se possa compreender sua organização.

RELATO DE PRÁTICA DE MINHA CURSISTA FABI ( pg.56 ):
A frase e sua organização

O estudo desta Unidade nos mostra as várias possibilidades linguísticas de organização dos textos, o que nos leva a refletir sobre a frase, suas características e constituição.
Sabemos que o texto não é um amontoado de palavras; ao contrário, ele tem uma organização, escolhida pelo locutor por motivos que podem variar muito e que vão funcionar com diferentes graus de adequação, mas que acabam por definir a composição desse texto e sua estrutura linguística.
Nesta unidade busca conceituar e identificar a frase; estabelecer a diferença entre frase, período e oração e identificar a pertinência das diferentes organizações e da frase e do período em cada texto.
Para a realização do Avançando na Prática utilizei as atividades propostas no AAA2 – Aula 5– “Observando uma imagem”. (versão do professor) com a turma da 5ª série.
Iniciei a atividade com a distribuição da imagem abaixo e solicitei que observassem, pois perguntas seriam feitas para descobrir quem é capaz de olhar com muita atenção os elementos que a compõem.
Após alguns minutos de observação passamos para a exploração da imagem mediante questionamento oral aos alunos.


Os alunos conseguiram observar pequenos detalhes na imagem como: o homem a esquerda como um suposto integrante da banda, o cartaz na frente do homem, o menino do órgão, a bateria, os detalhes das roupas dos meninos, as cores presentes na imagem, a dupla deve estar iniciando a carreira artística, pois se trata de dois meninos, os meninos poderiam estar realizando um ensaio, já que a platéia não é mostrada, os microfones (um no pedestal e o outro na mão do menino), carros estacionados no meio – fio, ar livre, ...
Esta primeira exploração da atividade aconteceu de forma bem dinâmica, os alunos gostaram muito da imagem e alguns ate relacionaram com algumas duplas sertanejas que conheciam.
Após a exploração oral entreguei algumas questões para serem respondidas por escrito como sugere a aula 5 – AAA2.
Vamos trabalhar com essa imagem.
Observe novamente a imagem, não esquecendo de olhar os detalhes.
a) O que você vê na imagem?
b) Onde se passa a cena?
c) Quais as cores que mais chamam sua atenção? Por quê?
d) Quais elementos não aparecem por inteiro? Como você imagina que eles sejam?
e) Você percebe detalhes nos elementos. Qual deles, ou quais, lhe chama a atenção?
f) Se alguém que não pudesse ver a imagem lhe pedisse para contar o que ela mostra, como você diria isso de forma resumida?
g) Qual sua opinião sobre a imagem?
h) Agora você vai escrever um texto descrevendo a imagem. Como realizei com a 5ª série procurei não enfatizar a questão da escrita com algumas frases nominais, mas procurei orientá-los sobre a organização do texto em relação aos parágrafos, repetições de palavras, a fuga de assunto e a questão de escrever pensando sempre que alguém irá ler, por isso as ideias devem estar expostas de maneira clara.
Concluída a etapa da produção textual, solicitei que alguns alunos realizassem a leitura de seu texto, pois iríamos fazer alguns comentários a respeito dos mesmos. Prontamente alguns alunos se dispuseram a realizar tal solicitação.
A opinião em relação aos textos lidos deveria estar de acordo com as questões expostas no quadro. O aluno avaliador deveria basear-se nos seguintes aspectos:
a. A descrição está de acordo com a imagem?
b. A linguagem utilizada pelo colega é clara?
c. Há algumas imagens que poderiam ser destacadas no decorrer no texto produzido?
d. Qual a sua opinião sobre o texto do colega?

A realização desta atividade superou as expectativas, pois os alunos se empenharam muito na realização da atividade, mas nem todos quiseram opinar.

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