quinta-feira, 22 de outubro de 2009

MATERIAL PARA O ENCONTRO DE 23/10/2009

Para a Oficina nrº11, separei um material para levar, acho que é bem pertinente com o tema das Unidades 21 e 22 - PRODUÇÃO TEXTUAL, REVISÃO e EDIÇÃO. O material que segue é da Revista Nova Escola - Outubro/09, pgs.90-92.

Hora de aperfeiçoar
Textos de qualidade precisam passar por diferentes revisões. Pontuação e coerência estão entre os pontos a serem abordados durante a produção
BEATRIZ SANTOMAU RO bsantomauro@abriLcom.br

Foi-se o tempo em que corrigir na escola significava apenas uma caça a erros ortográflcos e de pontuação nos textos dos alunos feita pelo professor. Ainda bem! Hoje, sabe-se da importância de desenvolver comportamentos escritores e o processo de revisão se inclui aí. Por isso, ele também deve ser direcionado para os pontos que colaboram com os aspectos discursivos, como clareza e coerência na hora de contar uma história, e ser feito sempre com a participação das crianças. “Elas precisam fazer uma leitura crítica do próprio material’ diz Liamara Salamani, coordenadora pedagógica do Colégio Santo Américo, em São Paulo.
É importante desconstruir em sala o mito de que revisar é uma etapa final da produção. Em sua tese de doutorado, Pro- cesos de Revisión de Textos en Situación Di dáctica de intercambio entre Pares, a pes quisadora argentina Mirta Castedo ressalta que “os bons escritores não realizam as ações de planejar, escrever e revisar de maneira sucessiva, mas vão e voltam de uma a outra. Eles escrevem partes, releem e modificam, detectam expressões incompreensíveis e corrigem erros".

Como iluminar os aspectos que precisam ser revistos

Para que todos os procedimentos que visam o aprimoramento do texto possam ser feitos pelo estudante com competência e autonomia, é preciso trabalhar em grupo, em duplas e individualmente . No processo coletivo, a turma deve se desbruçar sobre um texto produzido por um dos alunos e apontar o que precisa ser repensado, como palavras repetidas, termos incoerentes e mudanças na posição do narrador. É natural que, às vezes, a garotada não identifique à primeira vista os problemas e as soluções satisfatórias. É papel do professor dar alternativas, além de trazer à tona questões já analisadas.
Ao trabaJhar em duplas, revisando o texto de outro colega, as crianças exercitam o poder de argumentação a fim de fazer o autor mudar suas escolhas. Esse é um momento rico para avaliar como cada uma delas defende seu posicionamento e explica suas opiniões.
Lembre-se de que, em qualquer situação, a revisão fica mais proveitosa se um aspecto for ressaltado de cada vez. O excesso certamente confundirá a turma!

Revisar sempre para ser um leitor competente

O ato de rever o que foi feito durante a produção deve permear todos os anos da escola. O que muda é a abordagem do professor e os conteúdos destacados. “O esperado é que os textos estejam mais avançados com o passar do tempo. Por isso, é importante saber o que os alunos já aprenderam e o que deve ser considerado dali em diante”, explica Liamara.
E o processo tem de ser estendido, pois um escritor que sabe o que precisa ser alterado em seus textos ou de terceiros passa a ser um leitor mais exigente.

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