quinta-feira, 15 de outubro de 2009

UNIDADE 20 - RELATO e AVANÇANDO NA PRÁTICA

  Esta Unidade é exatamente a união da coerência e da coesão, adicionada as pistas para se chegar a uma real compreensão do texto lido. Lembrei de uma atividade que faço com meus alunos, independente da série, só adapto, aumentando o grau de dificuldade, que é retirar palavras do texto e jogá-las para um banco de palavras e os alunos devem ler o texto e observar as pistas: tempo, espaço, sinônimos, cores, objetos..., para poderem ir encaixando as palavras que foram retiradas, até ter um texto completo e lógico. Esta atividade geralmente faz eles enlouquecerem, pois alguns vão logo querendo preencher os espaços em branco e acabam faltando palavras ou ficando completamente sem lógica o texto, outros já vão anexando as palavras mais “óbvias” e deixam as mais complexas para o final. Eu observo neste exercício, a dificuldade que muitos alunos tem de achar as pistas dos textos, as relações lógicas. Neste momento a importância dos elos coesivos e do conhecimento de mundo de meu aluno, para que possa de forma mais eficaz, construir logo seu texto.
  Os exercícios desta Unidade são bem deste tipo, ou procuram instigar os conhecimentos prévios do leitor, ou exatamente buscar a atenção e a observação, o raciocínio lógico e isso é “desacomodante”. Existem muitos alunos que não gostam de ter que refletir um pouco e acabam ficando agitados ou agressivos e eu vivenciei isso em sala de aula.
Realizei a atividade com minha turma de 5ª Série e na turma grande parte dos alunos adoraram o exercício, mas alguns acabaram se irritando por não terem paciência de “testar”, pensar, refazer... Iniciei com uma HQ da Eva Furnari – A bruxinha atrapalhada, que continha apenas imagens. Ampliei os quadrinhos e recortei para todos os grupos, eles tinham que localizar as pistas para dar sequência lógica para a História e colocá-la na ordem. A maioria se saiu bem, eles trabalharam em grupos de 4 e alguns grupos terminaram mais rápido e outros erraram a seqüência. Conversamos sobre os resultados, cada grupo montou a HQ num papel pardo e apresentou para os demais o que tinha pensado e porque decidiram por tal posição.
  Depois passei para o texto escrito, entregando para os grupos um texto adaptado para o Avançando na Prática da pg.197. Era um texto bem pequeno, com parágrafos curtos e repleto de cores, objetos e sinônimos, eles deveriam encaixar as palavras que estavam faltando. Nesta atividade eles levaram um pouco mais de tempo, mas notei que observaram mais, talvez pelo resultado da primeira atividade. Seguiram o mesmo procedimento, montaram o texto de forma coletiva e depois   eu realizei a leitura e eles é que foram falando às palavras que deveriam ser ditas na ordem correta.
  Não encontrei muitos atritos, foi uma atividade instigante. É importante que os alunos percebam que todo texto deve ser objetivo, claro e sem excesso de informações, para evitar diferentes interpretações.

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